sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Já? Novo processador do Xbox One, menor e mais barato, está em desenvolvimento


Os designers de chips da AMD desenvolveram uma versão menor (com apenas 20nm) e mais barata do processador principal do Xbox One. Quem revelou essa informação foi um gerente sênior da AMD, em sua página do LinkedIn. “Planejamos com sucesso e colocamos em prática a primeira APU (Accelerated Processing Unit) para o Xbox One da Microsoft disponível em uma tecnologia de 28nm e uma versão com custo reduzido de 20nm”, disse Daniel McConnell.
Foi possível compactar o processador sem perder desempenho por meio de um processo que espremeu mais transistores sobre o silício, aumentando sua densidade por área. Atualmente, os processadores do Xbox One e do PS4 utilizam transistores de 28nm – ou seja, 28 mil milionésimos de um metro. No design do novo chip, essa estrutura encolheu para 20nm. Assim, foi possível melhorar o aproveitamento da área.
De acordo com a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) – responsável pela fabricação dos processadores do Xbox One e do PS4 –, o novo desenho oferece um ganho de 30% em velocidade, ou 25% a menos no consumo de energia. Apesar de impressionantes, esses ganhos não foram comprovados em nenhum teste público, e devem ser recebidos com cautela até o presente momento.  
Impacto sobre o valor do console
O processador é um dos componentes mais caros do Xbox One – custando em média 50 dólares por chip, na versão atual com transistores de 28nm. Ampliando a densidade de transitores por área de silício, consequentemente é possível produzir mais processadores com o mesmo número de pastilhas, reduzindo os custos totais.
Mesmo que o suposto aumento de 30% no desempenho não se mostre viável, o impacto sobre a redução de custos e o aumento da eficiência da unidade já seriam suficientes para a Microsoft investir no novo desenho, que garantiria consoles mais frios e mais baratos.
E as possibilidades não param por aí... Entrando na área da especulação, essa nova tecnologia permitiria um chassi mais fino, com óbvias vantagens de fabricação e distribuição. Os consoles menores gastariam menos com embalagens e transporte de unidades para fora da China e para os mercados de varejo ao redor do mundo.
iFixit
Blog de Games GVX

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